Case: Estratégias de marketing digital para e-commerce

É possível com estratégias de marketing digital para e-commerce alcançar milhares de pessoas interessadas em seu produto. Para comprovar vamos contar o case da Enquadrarte, uma loja de quadros decorativos.

7 passos das estratégias de marketing digital para e-commerce

Com a finalidade de definir quais os primeiros passos foi feito um planejamento estratégico de marketing digital definindo quais as importâncias de cada item para aumentar as vendas.

1º Passo: Otimização do Site

O primeiro passo para conseguir aumentar as vendas da loja virtual Enquadrarte foi uma otimização na navegabilidade e usabilidade. Afim de melhorar a experiência do usuário durante a compra foram feitas melhorias na velocidade de carregamento. Com o intuito de evitar que o usuário desista da compra por conta do carregamento lento.

2º Passo: SEO on Page

tráfego orgânico no e-commerce representa uma grande parcela das compras realizadas. Pois quem está procurando pelo seu produto provavelmente tem interesse em comprá-lo. Além disso tem menos rejeição em relação aos visitantes provenientes de anúncios.

Em virtude de toda otimização SEO on Page a loja alcançou a primeira colocação no Google em várias categorias e produtos. Assim garantimos mais de 500 visitas por dia.

3º Passo: Estratégias nas Redes Sociais

Graças ao planejamento estratégico e a definição das personas conseguimos profissionalizar as redes sociais e encontrar onde estavam os clientes ideais. Com isso foi feita uma estratégia para manter a constância nas postagens do conteúdo, não só no Facebook e Instagram, como também no Pinterest.

Antigamente era postado somente as fotos dos produtos, a partir de um estudo verificamos que as pessoas se interessavam em ver os quadros já em uma decoração pronta. Assim aumentou o engajamento do público e identificação com a marca.

Outra estratégia realizada nas redes sociais foram as automações no Instagram, isso garantiu um aumento de seguidores exponencial. Portanto atingimos novos clientes para a loja usando essa estratégia.

4º Passo: Criação de Anúncios

O ramo de decoração e quadros decorativos é bem concorrido na Internet. Para que uma loja possa ter visibilidade tão grande quanto a dos concorrentes é preciso investir em anúncios. Onde anunciar? Para quem anunciar? O estudo do público-alvo ajudou nessa decisão.

Além de anúncios para gerar tráfego comGoogle Ads (Antigo Google Adwords) foram feitos anúncios no Instagram e Facebook. O Remarketing – Anúncio Display foi uma das ideias positivas em toda essa caminhada. Os anúncios geraram um alto nivel de conversão e um custo baixo em relação aos outros.

5º Passo: Captura e Disparo de E-mail Marketings

Com o tráfego maior no site foram realizadas ações para captar e-mails, nos quais a taxa a conversão é bem mais alta. Foram oferecidos cupons de descontos em troca dos e-mails, além de aumentar a frequência de disparo de e-mails para 1 por semana.

Os e-mails não possuíam só caráter comercial, mas também informativo,. Aumentamos a taxa de abertura com e-mails contendo dicas de decoração com quadros decorativos. Além do aumento na abertura tivemos maior interação e fidelização dos clientes.

6º Passo: Parceria com Digital Influencers

Para fazer um publi-post com um Digital Influencer de renome sai muito caro. Com isso escolhemos fazer parcerias com pequenos influencers oferecendo descontos aos seguidores.

Ao fazer essas parcerias é importante você verificar o perfil do influencer. Pois hoje em dia temos uma grande quantidade de perfis cheio de seguidores fakes. Assim você não alcançará o objetivo com seu publi-post que é atrair novos clientes com marketing digital.

7º Passo: Promoções Semanais

Semanalmente eram trocadas as promoções, geralmente cada semana era uma categoria e variava entre as mais procuradas. Assim os clientes se acostumaram com essa frequência e toda semana entravam no site em busca de promoção. Essa foi uma das estratégias de marketing digital para e-commerce que aumentou os returning visitors (visitantes antigos) e a taxa de recompra.

A Enquadrarte em apenas 7 meses teve um aumento de 350% no faturamento apenas com as vendas online. Você já imaginou o quanto sua loja pode vender com as estratégias de marketing digital certas?