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Links Patrocinados – O que é e como funciona

Conheça a estratégia de links patrocinados, umas das mais eficazes do mercado atual

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Aparecer na primeira página do Google é, para as empresas, como aparecer no horário nobre da rede Globo. Uma das maneiras de fazer isso é com SEO, trazendo o tráfego orgânico, outra maneira é pelo Link Patrocinado. É um formato de anúncio publicitário veiculado na internet, sendo uma publicidade paga. É como chamamos a compra de palavras chave na busca do Google. Quando o usuário busca alguma coisa, no topo da pesquisa aparecem primeiro os Links Patrocinados. Segundo estimativas do mercado, metade do dinheiro aplicado em marketing na internet é direcionada a esse tipo de anúncio.

Como funciona?

Eles ficam localizados em uma barra de cor diferente dos resultados da busca orgânica e no canto direito da tela. São cobrados no sistema Custo por clique (CPC), ou seja, somente quando alguém clica no link é que o anunciante é cobrado. O custo é você quem determina. O valor a ser pago funciona como um leilão que o Google faz, mas você determina o valor máximo que está a fim de pagar por clique. Quem paga mais aparece mais no topo, porém não é só isso que determina a posição do anuncio pago. Se o Google analisar que um anúncio tem mais cliques que outro, o sistema entende que ele tem mais relevância para o usuário, e hoje em dia, isso é tudo o que o Google procura relevância para quem usa o site de busca.

A estratégia é conseguir o número máximo de cliques desse tráfego segmentado com o menor custo possível. As palavras chaves que você tem que comprar, são geralmente palavras chaves que levam ao seu negócio, o que a pessoa procuraria para comprar o seu produto, ou para entrar no seu site. Segmentação leva à relevância e relevância leva ao retorno sobre investimento.

Vantagem

Uma das vantagens é que você só anuncia para um cliente em potencial, que é alguém que já está procurando por produtos ou conteúdo que tem no seu site. Isso se chama Inbound Marketing, que “é uma forma de publicidade on-line na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo”. Então você aparece para uma pessoa que já está interessa no seu produto, aumentando assim a chance de conversão.

Link Patrocinado é um dos anúncios que tem mais chance de conversão. A diferença dele para um anúncio feito no Facebook, por exemplo, é: No Google você anuncia para quem já está procurando o seu produto ou serviço. No Facebook você anuncia para o usuário que é seu público alvo e que possivelmente pode querer clicar no que você anuncia, mas não significa que este usuário está procurando. O anuncio aparece na linha do tempo dele, mesmo se ele não estiver procurando tal produto ou serviço.

O anunciante consegue obter retornos de investimento de até R$20,00 para R$1,00. Para cada 1 real investido você pode conseguir um retorno de 20 reais. E o Google permite que você coloque o tanto de dinheiro que você quer gastar, não tem um valor mínimo. Por exemplo, você pode estipular que quer gastar R$200,00 por mês, ou gastar X por dia, o Google vai calcular e quando você já tiver o número de cliques que atinge esse valor, ele automaticamente para de exibir seu anuncio no topo da pesquisa.

O pagamento pode ser feito no boleto ou cartão e você coloca “crédito” na sua conta, estipula o valor máximo que quer gastar e o Google vai descontando desse credito que você deixou na sua conta.

Por que ter o auxilio de uma agência?

O trabalho da agência é fazer uma pesquisa de palavras chave para estipular quais são as que têm maior chance de conversão. Normalmente as chances são maiores quando a palavra chave é uma Long Tail (cauda longa), é uma palavra chave mais completa, específica e menos competitiva. Assim a taxa de conversão é maior, pois a probabilidade do usuário, que chega até a página trabalhada através da long tail, realizar compra ou contratar serviços é muito maior em relação ao usuário que visita o site a partir de uma busca genérica, pois o primeiro geralmente sabe melhor o que está procurando.

Por exemplo, dificilmente quem quer comprar uma “sapatilha dourada” vai procurar no Google a palavra “calçados”. Então a palavra “calçados” é mais cara porque é genérica e a chance de conversão é menor. Mas quando você compra uma Long Tail “sapatilha dourada com vinil”, ai a chance de conversão é maior e o valor de compra dela é mais barato também.

Posição no Ranking

O algoritmo do Google que vai determinar qual anúncio aparece em primeiro, segundo, etc. Os fatores que influenciam é o valor máximo que você estipulou por clique, a qualidade do seu anúncio para aquela palavra chave determinada e a qualidade da sua página para aquele usuário. A qualidade do anúncio é ele ser chamativo, para isso é interessante usar o que chamamos de call-to-action (CTA), que são palavras ou frases no imperativo que incentivam os usuários a tomar uma determinada ação, como por exemplo, “venha conferir”, “clique e compre”. Os tipos de CTAs variam de página para página e podem ser links de navegação, links para compras, links para formulários de inscrição.

Outro fator determinante para a posição do anuncio é deixar claro alguma vantagem que o usuário tem ao clicar no seu link, por exemplo, se for site de venda de produtos, já deixa escrito “frete grátis”, “parcelamento em 10x”, se houver.

Outras formas de anunciar

O mais famoso sistema de links patrocinados é o Google Adwords, sendo a maior plataforma de publicidade online no mundo, possibilita que empresas de qualquer porte anunciem em sua rede. O AdWords oferece três principais modalidades para anunciar: Link Patrocinado, Rede de Display e Remarketing. Conheça mais sobre Remarketing e Rede de Display.

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