5 tendências para o marketing em 2020

Entender as tendências para o marketing para 2020 pode ser o diferencial para o seu estabelecimento. Para começar o ano à frente da concorrência e se destacar no mercado, é muito importante acompanhar as mudanças constantes e buscar cada vez mais conhecimento.

Humanização, performance criativa, muito vídeo e inteligência artificial estarão em alta, e o marketing digital está consolidado como uma ferramenta eficiente para atrair clientes e aumentar o alcance de várias marcas.

Aqui vão algumas das tendências esperadas para este ano:

Humanização

O marketing humanizado está em alta já há algum tempo. Se comunicar significa interagir com pessoas, e estabelecer uma comunicação humana gera engajamento.  

O ser humano gosta de se conectar com outro, por isso espera ver um lado humanizado do seu produto e atendimento, e ver quem está por trás do que ele consome o faz entender que ele não é apenas um número para a empresa, além de se sentir mais conectado com a marca.

Podcasts e produção de conteúdo de áudio

Uma tendência para o marketing que vem se sobressaindo também há algum tempo, os podcasts e conteúdos de áudio têm um alcance orgânico muito alto, sendo um investimento de longo prazo.

Em uma pesquisa divulgada pelo Spotify, foi revelado que 20% do seu conteúdo não é musical, e aponta o podcast como principal tendência a preencher esse espaço. O público e audiência desse conteúdo dobrou e são mais de 30 mil novos podcasts.

Por ser muito prático, o número de pessoas que escutam podcasts só aumenta a cada ano que passa, e por normalmente abordar um conteúdo específico, facilita a construção de uma comunidade sólida e cria um público fiel ao seu programa.

Vídeos

O Youtube é a segunda plataforma mais utilizada no mundo, e isso nos mostra que os vídeos continuam sendo uma das apostas para o ano que entra. O alto consumo de vídeos no Brasil já é uma realidade, e além de ser versátil, os vídeos trazem um retorno de investimento significativo.

youtube tendência marketing 2020

Vídeos também trazem o conteúdo de uma forma mais fácil de ser entendida, e podem ser produzidos com diversas abordagens e temas, o que nos mostra a importância de inclui-lo dentro da estratégia de marketing da sua empresa.

O uso de vídeo irá aumentar cada vez mais e não somente o vídeo anteriormente gravado, mas também os vídeos ao vivo, com contato direto com o consumidor.

Robôs e chatbots

A robotização dentro do marketing é uma tendência que deve entrar com tudo no ano de 2020.

O que são chatbots? São programas que fazem o que é programado, por exemplo tirar suas dúvidas a respeito de um produto em um chat de algum site. Com eles, é possível deixar tarefas repetitivas automatizadas, e pode ser ajustado de acordo com o seu negócio e necessidade. Com isso, é possível que a empresa atinja seus objetivos de forma mais eficiente.

Algumas vantagens a respeito do uso do chatbot:

  • Oferece atendimento 24h por dia;
  • Atendimento em todos os canais;
  • Respostas em tempo real;
  • Melhora na logística da empresa;
  • Fortalecimento da marca no pós-venda.

Social Ads e performance criativa

Esta é uma das tendências que está crescendo cada vez mais dentro do marketing digital, pois é focada em indicadores que geram dados, e foca em resultados eficazes, e é possível mensurar perfeitamente o retorno em relação ao investimento.

Em tempos de crescimento constante das redes sociais, a concorrência consequentemente é mais alta, e o alcance orgânico cada vez mais difícil. Os resultados estão dependendo cada vez mais da qualidade dos anúncios e de como eles são feitos. Segmentar e colocar criatividade nos anúncios serão os pontos mais importantes dentro do marketing de performance no ano de 2020.

Você já implementa algumas dessas tendências para o marketing no seu negócio?

Fique ligado em nossas postagens, pois sempre vamos soltar dicas e estratégias de marketing digital.