A era do Mobile First, o que é e qual sua importância

Segundo um estudo realizado pela The Global Mobile Report, 30% dos brasileiros navegam utilizando o celular, e 75% do tempo que estão online se dá através do celular. Isso só mostra que a previsão de especialistas já se tornou realidade, trazendo a realidade que a utilização de dispositivos móveis para ter acesso a internet é maior do que desktops e notebooks.

Isso se fez verdade com o barateamento dos smartphones, o que proporcionou a inclusão digital, e obviamente pelo ritmo acelerado do dia a dia das pessoas que faz com que tenham menos tempo disponível para acessar computadores.

Vivemos hoje na era do Mobile First, mas o que é isso?

O conceito foi criado entre 2009 e 2010 pelo diretor de produto do Google, Luke Wroblewski. O que acontece é que dentro de um projeto para criação de sites é primeiro pensado em como ele vai ficar em dispositivos móveis, para depois ser adaptado para o desktop.

Por que investir em Mobile First?

O Brasil é o país com mais smartphones conectados na América Latina, até 2017 foram contabilizados mais de 234 milhões de conexões, e a tendência é que esse número só cresça, já que em média o tráfego de dados via celular aumenta 50% ao ano.

Visto o constante crescimento desse cenário a tendência é que os dispositivos móveis se tornem a maneira mais fácil de atingir o seu público, então pensar no mobile como prioridade é algo urgente no mercado, tentando fazer com que a experiência do usuário seja cada vez mais completa e satisfatória.

Quais são as vantagens?

• Melhor ranqueamento do Google

Em 2018, o Google anunciou que a partir daquele momento os formatos de indexação e ranqueamento da plataforma seguiriam o conceito de Mobile First. Ou seja, para o seu site aparecer nas primeiras posições da listagem de busca, seu site deve estar bem programado para funcionar em dispositivos móveis.

• Melhor experiência do usuário

Com a maioria das pessoas acessando a internet pelo celular, cada vez se faz mais necessário ter um site 100% mobile, entregando uma experiência completa para o usuário. Tendo que ser criada em uma realidade de tela muito menor, os conteúdos têm que ser disponibilizados de forma mais otimizada e sem informações irrelevantes. Transformando os sites cada vez mais limpos.

Aumento da credibilidade da marca

A partir do momento que o usuário tem uma experiência de navegação em seu site que seja agradável, seja pelo celular ou desktop, ele liga o nome da sua marca a algo bom, enxergando mais valor no que você tem a oferecer. Além disso é importante salientar o aumento de credibilidade no mercado, onde sua marca começa a ser vista como algo inovador.

Otimização do carregamento de páginas

 A partir do momento que um usuário acessa a internet pelo celular, ele não quer que algo demore para aparecer em sua tela, então cada vez mais o carregamento da página mais rápido e eficiente é necessário dentro desse tipo de projeto. Trazendo junto ao ponto anterior, uma experiência mais agradável ao usuário.

Tendo esses pontos em vista, deu para perceber a importância em ter um site responsivo, correto? Não é uma tarefa fácil pensar no Mobile First, porém é necessário se preparar para um futuro que está cada vez mais próximo. E isso se encaixa dentro de todos os segmentos, pois cada vez mais as novas gerações buscam simplicidade e usabilidade em suas experiências online.

O site da sua empresa é otimizado para mobile first? Mande uma mensagem para nós em nossas redes sociais Facebook ou Instagram, você é muito bem vindo.