Arquitetura Visual – venda mais atraindo mais atenção

A ideia desse texto é trazer algumas técnicas de arquitetura visual para que você consiga vender seu produto com mais clareza. A organização da informação é importante para que você consiga chegar ao seu cliente com clareza, sendo atrativo e com linguagem visual aliada a sua estratégia de vendas.

Quando pensamos em design para venda é importante pensar na absorção da mensagem e a visibilidade das informações, dentro desses termos vamos começar com uma técnica muito importante e muito usada chamada hierarquia visual.

O que é hierarquia visual

De acordo com o livro-base Fundamentos da Linguagem Visual, para Arnheim, a organização do campo visual elege elementos mais e menos importantes criando assim uma hierarquia visual.

Padrões de visualização

Quando pensamos em arquitetura visual temos “F” e “Z” como os dois padrões de organização da informação mais utilizados na diagramação de peças, devido a sua eficiência.

Para peças com muito texto

Matérias, anúncios informativos, textos em blogs.

Usar o padrão F, pensando que as pessoas vão se deparar com uma extensa mancha de texto e procurar na coluna da esquerda palavras do seu interesse. Por isso, é sempre importante usar títulos curtos, em uma fonte maior ou em bold (negrito) para garantir que essas informações sejam bem visualizadas.

Para peças com menos texto

Anúncios para redes sociais, banners de sites, peças de produtos, etc.

Usar o padrão em “Z” é muito utilizado para peças com imagens, como a home de um site, um banner e um anúncio institucional. Pesquisas mostram que os olhos dos leitores percorrem um caminho semelhante à letra Z, por toda a peça. Começando, então, no canto superior esquerdo e terminando no canto inferior direito.

As fontes

A escolha das fontes é importante para a construção de uma boa arquitetura visual. Fatores como tamanho, estilo e quantidade de fontes utilizadas.

Escala e tamanho

Tamanho

Fica claro que as informações mais importantes devem ter um peso maior, aparecendo com grande destaque. Os textos grandes são sempre aqueles que vão ser lidos primeiro e, por isso, determinam a relação do público com a peça. Se tem algo que precisa ser informado de qualquer forma, não pense duas vezes: escolha uma fonte maior.

Estilo  

Podemos dividi-las em dois grandes grupos:

  • As serifadas: são fontes mais clássicas, eram usadas principalmente em jornais pelo tamanho do texto, tipo de papel e as prensas de impressão antigas, por conta disso ela tem esse ar tradicional. Serifas são pequenas linhas nas bordas de letra e símbolos. As serifas são mais fáceis de ler em trabalhos impressos.
  • Sem serifa: mais limpas e contemporâneas, nascerem principalmente com advento dos aparelhos eletrônicos, com isso surgiram uma infinidade de fontes que vieram com características mais visuais que informativas. Como essas fontes têm mais design transmitem esse sentido de tecnologia, modernidade e leveza.

 Cores

Muitos profissionais usam da psicologia das cores para passar sensações através das cores, essa técnica tem como argumento  que cada cor consiga gerar emoções a pessoa exposta por aquela peça.

Segundo Satyendra singh da Universidade de Winneepeg, de 62 a 90% da avaliação de um produto que cada pessoa interaja é baseada em cores.

A partir desse ponto de vista, as marcas se utilizam dessa ferramenta visual para conseguir mais destaque na construção e divulgação dos seus produtos, acredita-se que o poder de persuasão de cada significado das cores pode gerar e é capaz de influenciar positiva e negativamente os seguidores e usuários da marca.

O bom Layout

Os requisitos: encantar, informar e se destacar em meio a tanta informação. Assim, sempre que for criar observe qual estratégia vai usar e faça as melhores escolhas. Espero que essas pequenas dicas te ajudem a construir boas soluções para o seu produto, com isso, possa alavancar suas vendas.

Alguns links úteis:

Teoria Gestalt e os princípios de design

Leis da Gestalt: um estudo da forma

Psicologia da tipografia