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Como eu faço meu site aparecer nas primeiras posições do Google? Entenda a mágica do SEO em seu site!

Seu site no topo do google? Entenda a mágica por traz do SEO!


Publicado em 2 de dezembro de 2019

Você já pensou como alguns sites conseguem tanto trafego orgânico? Ou como sempre que você pesquisa sobre um termo especifico, tem aquele mesmo site que sempre está entre os cinco primeiros? E pior ainda, sem ser anunciado?

Hoje vamos explicar aqui qual é essa “formulazinha mágica” que esses sites usam para aparecerem nos primeiros resultados do Google, mas não se preocupe, não vamos usar nenhum bonequinho de voodoo, varinha mágica do Harry Potter ou habilidades místicas do Doutor Estranho. Hoje você irá entrar no mundo mágico do SEO. Nós aqui da Znit nos preocupamos bastante com isso e queremos te mostrar o porquê.

Primeiramente, SEO?

SEO, é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization, que nada mais é que um conjunto de técnicas com objetivo de deixar o seu site mais amigável, para conseguir melhorar seu “posicionamento orgânico” perante os sites de busca, ou seja, aparecer nas primeiras posições do Google, trabalhando em cima de palavras-chaves dentro do conteúdo do seu site. Fácil não?

Você agora deve estar se perguntando, site mais amigável? Posicionamento orgânico? Palavras-chaves? O que isso tem a ver com aparecer no Google? Ai que está o grande segredo, tudo!

Beleza “tudo”, mas como funciona a pesquisa do Google?

Imagine a seguinte situação, você quer saber qual a melhor forma de fazer SEO em seu site, mas você não sabe nada sobre o assunto, o que você normalmente faz? Procura no Google, claro! Você procura da seguinte forma “Como fazer SEO em meu site”, e uma lista gigantesca surge em segundos na sua tela, mas como o Google consegue me trazer todos esses sites em poucos segundos e saber que aquilo é realmente relevante?

A partir do momento que você aperta enter para começar a pesquisa, um “script” criado por eles começa a funcionar, ele procura em toda a internet sites que contém os termos que você digitou. Mas isso traz milhões de resultados, então para que esses resultados sejam mais precisos, existem algumas variáveis que são consideradas, e para isso são feitas algumas perguntas, mais de duzentas por sinal, como por exemplo quantas vezes o termo que você pesquisou aparece nesse site? Elas aparecem no título? Na URL? A página inclui sinônimos para essa palavra? Esse site tem uma qualidade alta ou baixa?

Todas essas perguntas são cruciais para trazer um resultado preciso e satisfatório para o usuário, para que esse consiga encontrar o que estava procurando logo nos primeiros resultados do Google. E sejamos sinceros aqui, pouquíssimas pessoas passam para a página dois da pesquisa, não é mesmo?

Mas não é simplesmente fazer isso, que no dia seguinte seu site estará no topo do ranking de pesquisa, isso leva um certo tempo. Esse “script” não funciona literalmente toda a hora que uma pesquisa é feita, na verdade o Google armazena todas essas informações de sites em um servidor, onde esse script faz uma leitura nessa lista de informações, e toma a melhor decisão para mostrar em sua lista de pesquisa.

Certo! Entendi, mas como eu faço isso no meu site?

Veja bem, agora que você entendeu como funciona a base de uma pesquisa do Google deu para perceber o quão importante o SEO é dentro do seu site. Vamos começar pelo básico, o que é importante para seu site ser ranqueado na listagem da busca, são separados em três categorias:

  1. On-page: São os elementos que você tem controle em seu site, como número de vezes que a palavra-chave aparece na página, negritos, nomes das imagens, url, título, Headings Tags, etc.
  2. Off-page: Referências, links apontando para o seu site de outros sites, PageRank do seu site, quantidade de links, etc.
  3. Experiência do usuário e sinais sociais: A experiência do usuário ao navegar em seu site é um grande ponto que cada vez mais é considerado para esse ranqueamento.

Dessas três categorias, nós vamos falar de uma em especifico, a On-page.

Muitas pessoas pensam que só colocar um termo várias vezes na sua página, indica que aquela página está sendo considerada pelo Google, mas nãoé assim tão simples. Por que convenhamos, do que adianta você aparece em primeiro numa busca de uma palavra-chave que ninguém procura, ou que não tem nada a ver com o seu negócio e nem atinge seu público alvo.

 É necessário fazer uma busca a fundo de quais palavras-chaves seu público alvo usaria para pesquisar sobre o seu produto ou serviço. Pesquisar concorrentes nunca é demais, é sempre bom saber o que estão fazendo para você não ficar para trás, ou até mesmo deixá-los para trás. No fim, a pergunta a ser feita nesse ponto é, como alguém procuraria meu produto ou serviço na internet?

Tendo isso em mente, quais palavras-chaves serão utilizadas para a arquitetura de seu site e projeto de SEO, é agora que realmente começa o trabalho.

A imagem a baixo mostra um snippet, que nada mais é que o texto que é exibido na tela de resultados de busca, normalmente contém um Título, uma URL e uma descrição.

Figura 1 - Snippet da página do Google Chrome
Figura 1 – Snippet da página do Google Chrome

Todos os elementos mostrados nessa figura podem ser controlados por meio da programação de seu site. Um site otimizado trabalha em cima disso, por exemplo a URL, para o Google (e acredito que para as pessoas também), é muito melhor uma página “www.meusite.com.br/meu-produtoX” do que “www.meusite.com.br/pageid=13” não concorda? Porque a partir dessa URL o usuário já vai saber que aquela página é sobre o produto X, que o interessa.

Crie conteúdo relevante, é isso que vai chamar a atenção do seu público, um título, uma chamada, uma descrição diferente, estude e analise formas de fazer com que seu público entenda que aquilo é interessante para ele.

Use link entre páginas internas de seu site, alguma outra notícia, produto, texto, serviço, qualquer coisa que possa ter relação com a página atual, quanto mais links para o seu site, melhor visto ele é pelo Google e maiores as chances de você conseguir um ranqueamento melhor.

Utilize as meta tags da página, trate-as com muito carinho, elas podem fazer toda a diferença para sua página ser ranqueada ou não, mesmo isso sendo uma questão mais relacionada a programação, é preciso ficar muito atento a isso, porque são nos pequenos detalhes que conseguimos ver a diferença nas coisas.

Como deu para perceber deixar seu site nos primeiros resultados do Google não é um trabalho fácil, e muito menos de curto prazo, porém irá trazer resultados incríveis e quanto antes você começar melhor! Fique ligado em nossas postagens pois sempre vamos estar soltando dicas mais específicas sobre SEO e outras estratégias de marketing digital.

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