Como transformar seguidores em clientes

Em tempo de redução de alcance orgânicos, alguns gurus do marketing estão chamando o número de seguidores de “métrica de vaidade”. Caso você não saiba, métrica de vaidade é um termo usado para se referir a números que apenas inflam o ego sem causar impacto direto no seu negócio, mas será mesmo que o número de seguidores que você tem não é tão importante assim?

A resposta dessa pergunta no geral é SIM, ter muitos seguidores não é garantia de que suas publicações vão atingir muitas pessoas ou que seu negócio vai sentir no faturamento uma vantagem em relação a empresas do mesmo ramo que possuem menos seguidores, mas você pode mudar esse jogo quando parar de tratar seus seguidores como uma métrica de vaidade e focar em transformar essa audiência em clientes.

Antes de tudo você precisa compreender que existe uma jornada a ser percorrida por todo consumidor, no seu negócio, não importa ele qual seja, essa jornada também está presente e é você quem vai segurar nas mãos dos seguidores e leva-los até o status de clientes. A jornada nas redes sociais possui as seguintes etapas:

  1. Descoberta
  2. Interesse
  3. Consideração
  4. Decisão de Compra
  5. Fidelização e retenção.

É possível que entre os seus seguidores você vai encontrar pessoas em todas as etapas e você vai entender agora a diferença entre cada uma delas para guiar sua audiência até o final dessa jornada.

A descoberta

A maioria das ferramentas de marketing digital, como Google Ads e Facebook Ads, oferecem opções de anúncios para pessoas que buscam, ou tem interesse, em algo relacionado ao produto/serviço que sua empresa oferece, dessa forma você anuncia para essas pessoas e diz “hey, estou aqui se precisar”.  Esse primeiro contato faz com que as pessoas descubram você e sua empresa e a partir daí vamos para a segunda etapa.

O interesse

Essa etapa é fundamental e é aqui que muitos empreendedores se perdem. Após serem atingida pela sua empresa e descobrir que ela pode ser a solução para um dos problemas dela, as pessoas vão checar a sua empresa de todas as formas possíveis. Elas entrarão no seu site, visitarão suas redes sociais, e buscarão qualquer prova social para comprovar a qualidade do seu produto/serviço. Por isso é muito importante estar com a casa em ordem e isso significa posts frequentes nas redes sociais, site atualizado, Google Meu Negócio, etc.

Consideração

Se sua empresa passou pela avaliação anterior ela agora está na mente das pessoas como uma alternativa de compra, é aqui que você ganhou um seguidor. A partir do momento que as pessoas escolhem te seguir é porque querem continuar acompanhando seu trabalho até o momento certo em que tomarem a decisão de compra. Se manter presente nas redes sociais é o que vai impedir que a relação entre vocês esfrie.

Decisão de compra

Você pode encher as suas redes sociais de memes para engajar sua audiência, fazer muitas promoções ou usar de qualquer outra estratégia que existe por ai para que seus posts tenham mais curtidas ou comentários mas o que realmente vai te fazer vender nas redes sociais são as QUEBRAS DE OBJEÇÕES.

Esse conteúdo vai impactar diretamente no seu faturamento e vai exigir de você conhecimento sobre seu próprio negócio. Ao quebrar as objeções que seus seguidores possam ter em relação ao seu produto/serviço você dispara o gatilho da compra e seus seguidores finalmente tomam a decisão de compra.

Reter e fidelizar

A última etapa antes de começarmos tudo de novo, aqui seus seguidores já são seus clientes e tudo correu como você queria, mas não deixe de dar atenção a essas pessoas. ‘Reter e fidelizar’ seus clientes também é algo que pode ser feito através das redes sociais, você pode interagir com eles via direct, comentar em suas fotos e abusar do repost para encher seu perfil com prova social que é muito importante lá na etapa dois, se lembra?

Conclusão

Como você pôde perceber essa jornada é simples e flui quase naturalmente, se todas as peças estiverem no lugar você não vai precisar gastar muita energia para guiar seus seguidores até a etapa final.

Mais adiante vamos continuar falando sobre como postar em cada uma das etapas e como avaliar a qualidade dos seus seguidores.

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