10 estratégias de marketing que todo grande político usa

As estratégias de marketing político são de suma importância para o político eleito, para garantir uma boa visibilidade e se manter próximo das pessoas que o elegeram. Para o candidato a um cargo eletivo, o marketing eleitoral é uma necessidade imediata, afinal, eleição é época de colher o que foi antes plantado. Para ficar cada dia mais próximo do sucesso em suas táticas, selecionamos 10 dicas de marketing político e eleitoral. Vamos lá?

1) Defina uma mensagem

O político é lembrado pela mensagem que ele transmite. Existem inúmeros temas a serem discutidos dentro do universo político, para transmitir uma mensagem consistente e alcançar um lugar no pleito é importante reduzir os temas e apostar em áreas que sejam do domínio do político, ou seja, jogue no campo aonde você é mais forte que seus oponentes.

2) Construa uma imagem coerente

– Quais ações políticas precisam ser enaltecidas e lembradas sempre nas redes sociais e canais de comunicação do político?

– De qual lado ele está nas questões importantes para o eleitorado dele? Como ele pode se posicionar efetivamente sobre esses assuntos?

– Como o político precisa se vestir e se portar para se enquadrar no perfil esperado pelo público-alvo?

– Características comuns em políticos de sucesso: saber se portar, saber ouvir e falar com naturalidade.

3) Seja conhecido

Publicar matérias em jornais locais, marcar presença em eventos, aparecer nas pesquisas, participar de ações sociais, praticar networking, visitar empresas, engajar pessoas nas redes sociais, criar conteúdo que levem ao compartilhamento, fomentar discussões políticas, conhecer influenciadores do público de interesse, fazer alianças, etc.

4) Nunca subestime o eleitor

Ter uma estrutura política formada e dinheiro em caixa não garante eleição. O eleitor está cada dia mais atento e a mídia pronta para desmascarar qualquer político mal intencionado. Seja verdadeiro e trate o eleitor com o respeito, o melhor modo de fazer isso é estudar propostas possíveis e que realmente impactem na vida do cidadão.

5) Tenha foco

Abraçar todas as causas não trará resultados, muito menos trocar de estratégia no meio do caminho. Após definir a mensagem e o público-alvo, mantenha o foco e saiba dizer não para coisas que não vão agregar.

6) Marque presença online…

A internet é um excelente canal para se mostrar próximo da população. Mas lembre-se que o Facebook não é um diário, crie um site para divulgar conteúdos oficiais, notícias e matérias sobre as visitas. Utilize as redes sociais com inteligência, fique atento ao engajamento e o tipo de conteúdo que as pessoas realmente querem ver nessas redes.

7) …mas não negligencie os canais de comunicação

Ninguém é obrigado a criar um perfil no Twitter, Youtube, Snapchat ou qualquer outro canal de comunicação. Ninguém vai colocar uma arma na sua cabeça para criar uma coluna em um jornal ou um blog. Mas se você se propôs a fazê-lo, seja consistente. Portanto, caso não tenha uma estratégia definida para determinada mídia, ou braços para mantê-la atualizada, é melhor não começar.

8) Monte uma boa equipe

Todos da chefia até os assessores precisam entender de político e das questões que envolvem a rotina do político e do mandato. Escolha pessoas qualificadas e que consigam transmitir a mensagem correta. Procure profissionais que pensem de forma estratégica.

9) Nada substitui o corpo a corpo

Invista no corpo a corpo com o cidadão. Conhecer de perto seus anseios e necessidades torna possível a conversão de voto, além de gerar uma aproximação verdadeira com o eleitorado. Agende visitas, organize eventos e esteja presente no dia-a-dia da população que o político representa.

10) Transparência

“Cabos eleitorais virtuais” que apenas congestionam as redes com conteúdo irrelevante, comprar seguidores, enviar mensagens não solicitadas, mascarar ações, fraudar pesquisas, são belos exemplos do que não fazer no marketing político.

Essas foram as dicas de marketing político e eleitoral, espero que sejam úteis para o crescimento do seu candidato. Se você gostou do conteúdo ou tem algo a acrescentar, deixe seu feedback nos comentários. Até a próxima!