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Instagram stories: Ferramenta de interação direta com o usuário

O Instagram está entre os cinco aplicativos mais usados no Brasil. Desde a sua criação em 2010, até os dias atuais, ele segue em constante transformação.


Publicado em 1 de junho de 2020

Já tem um tempo que o aplicativo deixou de ser só um álbum virtual de fotos e vídeos. Mas foi em 2016 que deu inicio a uma transformação total na maneira do consumo de conteúdo, serviços e produtos em sua plataforma.

Logo após uma negociação fracassada com o dono do SnapChat, Mark Zuckerberg  lançou o Instagram Stories, ferramenta de fotos e vídeos que desaparecem após 24h de sua publicação. Esse mecanismo já tinha grande popularidade entre os usuários do outro aplicativo e não demorou muito para a ferramenta fazer sucesso no Instagram.

Zuckerberg usufruiu das ideias do SnapChat para aperfeiçoar ainda mais a sua plataforma. Nos dias de hoje, a cada atualização o Instagram Stories torna-se uma ferramenta de interatividade direta com o usuário, sendo o grande responsável pelo engajamento dos usuários.

Com o desenvolvimento do aplicativo e com a inserção dos consumidores nesse meio, as empresas tiveram que se reinventar e se reposicionar de acordo com o interesse e a demanda de seus clientes. Pensando nisso, o Instagram abriu as portas para as empresas irem de encontro ao seu publico e o Instagram Stories passou a ser utilizado como estratégia de marketing.

Como isso é possível?

O Stories do Instagram funciona como uma forma de contar histórias. Então, é como um storytelling da vida real, seja de pessoas ou empresas. Isso conecta, engaja, despertar a empatia, causa identificação em quem está assistindo. Então, quanto mais autênticos forem os conteúdos criados no Instagram Stories, mais perto estaremos dos potenciais clientes.

O primeiro passo para criar um Stories que conecte com o seguidor é mostrar um conteúdo humanizado. Trabalhar com os bastidores da empresa, o passo a passo de um processo, apresentação da equipe, demonstrativos de produtos, entre outros. A essência está em mostrar o que está por de trás de uma marca, as pessoas.

O imediatismo das publicações torna a funcionalidade mais interessante e a forma com que usufruímos dos recursos disponíveis pela plataforma contribui na interatividade com o usuário.

Há diversos recursos disponíveis que auxiliam na criação de conteúdos.  Através das fotos, dos vídeos, das ferramentas de textos, dos gifs, dos adesivos entre outros, podemos desenvolver um material muito criativo e personalizado. As caixas de perguntas e enquetes, por exemplo, auxiliam na produção de conteúdos mais relevantes.

Além disso, o Instagram Stories é um ótimo local para testar novas ideias. Como os Stories não ficam permanentemente expostos no seu perfil (se não colocar eles nos destaques no perfil), podem ser excelentes ferramentas para ter uma resposta do seu público-alvo. Ele também não exige uma criação elaborada de conteúdo, para um bom Stories basta criatividade e sabedoria na utilização dos recursos.  

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