O BLOG DE MARKETING DA ZNIT

Encontre-nos nas redes:

Marketing de conteúdo – como gerar conteúdo de valor

Em terras da internet, quem tem marketing de conteúdo é rei!


Publicado em 27 de janeiro de 2020

Em terras da internet, quem tem conteúdo de valor é rei! Pelo menos é o que se observa do mercado cada vez mais crescente dessa prática do marketing. O conteúdo é uma das principais formas de atrair, fidelizar e guiar seu possível cliente dentro do funil de vendas.

Aqui no Outbrain nós já abordamos diversos assuntos sobre redes sociais, CRM, vendas, engajamento e o que pode ficar na sua cabeça talvez seja: “tá, mas como eu gero conteúdo de valor para a minha persona, para o meu cliente”?

Eu quero escolher!

Hoje em dia o consumidor ele gosta de estar mais no controle da situação, ele quer pesquisar sobre aquele produto, ele quer entender a fundo qual é o serviço que sua empresa oferece e se esse serviço é a melhor solução para o problema dele.

Um exemplo disso é: quando uma pessoa entra em uma loja de carros e ela já sabe tudo sobre aquele carro, ela já pesquisou o modelo, as vantagens, o diferencial, e ela provavelmente já entrou na loja com a decisão tomada de comprar aquele carro. Cabe ao vendedor apenas guiar no processo de compra, mas não precisará ficar falando tudo sobre o carro.

Então quando nós falamos sobre conteúdo de valor, estamos falando de conteúdo que agregue na vida do seu cliente. Um conteúdo que seja útil e faça a sua marca criar vínculo emocional com o leitor. Escolha os assuntos preferidos do seu público.

Conheça seu público

Entenda os problemas da sua persona – definição do cliente típico, o que ele procura, o que ele precisa resolver. Com seu publico definido você será capaz de analisar e entender o comportamento para assim conseguir direcionar o melhor conteúdo.

Crie um plano

Por meio do marketing de conteúdo, o cliente consegue entender a importância de seu produto ou serviço. Para isso é preciso criar um plano, ter objetivos, metas do que você espera pra sua empresa. Por essa razão, não adianta postar qualquer meme de gatinho que você vê por aí, se ele não combina com sua estratégia. Você deve focar nas publicações que te tragam resultados.

“Mas eu não sei como gerar conteúdo de valor e nem sei escolher qual conteúdo é o preferido do meu público”.  

Então vamos para algumas dicas práticas.

Comece por eliminação

A grande sacada é você não pensar com a cabeça e visão de dono do negócio, do empreendedor. Talvez seja difícil apontar o conteúdo que vai gerar valor, mas você pode ter uma boa noção do que não é útil pro seu leitor. E assim o seu primeiro passo pode ser por eliminação. Filtrar o que não é conteúdo relevante já é um bom caminho.

Cruze dados

Se a sua empresa tem uma equipe de vendedores, eles com certeza saberão responder como é a conversa com o cliente, o que o cliente mais pergunta quando entra em contato, quais são as dúvidas que sua equipe de vendas tem que tirar, quais são as maiores objeções que eles ouvem dos clientes.

A partir disso é possível traçar um bom plano de conteúdo de valor, pois você está usando dados reais, conversas reais que os seus vendedores tem no dia a dia com os clientes.

Conte histórias

Conte algo que é valioso para a sua persona. Mostre para seu público os cases de sucesso da sua empresa, depoimento de clientes, história da fundação da empresa, como ela funciona.

Em um mundo cada vez mais conectado, pessoas se conectam com pessoas, então nada mais valioso do que humanizar sua empresa, dar um rosto, uma voz, mostrar o dia a dia da equipe e da produção.

Compartilhe conhecimento

Um bom conteúdo deve ser educativo. Compartilhar o que você sabe faz você ganhar autoridade com o público. Para gerar conteúdo de valor ele precisa resolver um problema do usuário.

Agora que você já entende o valor da humanização, nada melhor do que compartilhar um pouco do que você (ou alguém da sua empresa sabe). Alguém dentro da sua equipe de colaboradores pode ter mais facilidade com isso inicialmente, um vendedor de campo, uma pessoa do laboratório, um funcionário da base, e você também com certeza tem muito conhecimento adquirido dentro de você.

Ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem para nós em nossas redes sociais Facebook ou Instagram, você é muito bem vindo.

Não perca mais nenhuma novidade!

Assine nosso blog para receber os melhores conteúdos sobre marketing e vendas.