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Persona: pare de jogar dinheiro fora!

Persona é uma ferramenta utilizada no marketing para tomada de decisões, planejamentos de coleta de Leads e venda de produtos digitais ou físicos. Muitos subestimam a construção de uma persona e muita das vezes isso pode causar um desperdício do montante que as empresas tem para investir dentro de uma campanha.


Publicado em 11 de maio de 2020

A palavra persona está diretamente ligada à um “personagem ideal” que você cria dentro das informações que você coleta baseando-se em dados reais. Como por exemplo: características peculiares, características demográficas, comportamento. Existe também um pouco de “feeling” como entender os objetivos, preocupações, dores e desafios da sua persona.
A persona passa desde a construção da empresa, até o desenvolvimento do produto e principalmente até a hora de vender.

Então basicamente o que seria uma persona de uma loja que vende biquinis por exemplo:

Laís, 23 anos, em formação na faculdade, de classe média “B”. Pensa em morar na praia, porque ama viajar. É solteira e sempre quis virar digital influencer ou blogueira. Está buscando uma coleção de biquinis totalmente inovadora para tirar as fotos na sua próxima viagem na praia.

Quando falamos sobre Persona, precisamos dizer que ela está SIM ligada ao seu público-alvo. Assim com uma análise rápida, você vai ver que existem características em comum entre os potenciais clientes. A persona normalmente é seu melhor cliente, afinal uma das formas de se inspirar na sua persona é se basear nos seus melhores clientes.

A fonte mais segura para descobrir qual sua é a persona ideal para o seu negócio, é baseando-se na sua base de clientes. Ainda que essas pessoas nem sempre sejam parecidas elas sempre acabam tendo algo em comum.

Como eu costumo classificar a minha persona?

Normalmente eu a classifico baseado em preferencias pessoais e hábitos de consumo.

Existem algumas empresas que perdem a oportunidade de coletar informações sobre os seus clientes na hora de fechar negócio. A falta dessas informações atrapalha na hora de definir um planejamento para a venda de determinado produto ou serviço.

Criação de Persona, onde não errar.

1º Erro  – Criar várias personas

Um dos maiores erros e mais comuns hoje em dia na hora da criar uma persona é criar VÁRIAS PERSONAS para o mesmo produto ou serviço em um ÚNICO funil de vendas.

E pode parecer óbvio, mas um erro comum é pensar que quanto mais personas criar, mais se vai escalar e consequentemente vender. Cada persona possui sua peculiaridade, por isso é bom começar aos poucos.

Basicamente o caminho acontece da seguinte maneira: Você tem um público-alvo que é definido a partir do seu nicho – caso você já tenha efetuado vendas.

Dessa forma, você usa os seus clientes para entender o que eles têm em comum. A partir disso, você cria a quantidade de personas que entender necessário, testa, colhe os resultados, analisa e escolhe uma. Quando sua persona já está definida, escalar é moleza.

O que mais vai limitar o seu número de personas é seu potencial de investimento e de atender essas diferentes personas entre as suas peculiaridades, por exemplo: O que é melhor vender 5 carros populares ou vender 2 dois carros de luxo?

2º Erro  – Criar uma informação que não exista

Sua persona é definida pelo que você já conhece do seu cliente, e também por pesquisas que você faz dentro do mercado. Mas não só isso, para aprimorar suas personas você precisa fazer à otimização de campanhas caso você anuncie com frequência.

3º Erro – Personas imaginárias

Muitos empreendedores criam sua persona a partir da sua própria imaginação, sem dados ou informações técnicas relevantes. Por isso é importante na hora de criar a sua persona, olhar para os seus clientes de “fora da caixinha” para entender assim o que eles têm em comum.

Então, na hora de criar uma persona a crie pensando em pessoas que são REAIS potenciais compradores ou consumidores do que você está vendendo. Assim você estará pronto para definir para quem você está vendendo e com isso poderá escalar cada vez mais.

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