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Por que estou gerando leads, mas não consigo transformar em vendas?

O que será que está acontecendo de errado dentro do seu processo de vendas?


Publicado em 30 de dezembro de 2019
gerando leads vendas

Escutamos muito dos empresários: estamos gerando muitos leads mas convertendo muito pouco em vendas no final do funil. O que será que está acontecendo de errado dentro do seu processo de vendas?

Muitas empresas acham que apenas ter o lead já será um sucesso em vendas, mas não, existem diversas estratégias para conseguir um lead de qualidade e a partir daí estamos ainda na metade do processo de vendas. É muito importante entender em que situação seu lead está dentro do funil e sempre alimentá-lo com o conteúdo certo para cada momento.

Nem todo lead que entra no funil vai comprar agora!

Quem começa a operacionalizar com inboud marketing dentro da sua empresa, ou seja o marketing por nutrição, que é atrair pessoas que ainda não estão no momento certo de compra e ao longo do tempo você vai abastecendo elas com conteúdo e informações através de e-mail, e-book, anúncios, artigo de blogs entre outras ferramentas, sempre acaba questionando: E ai quantos leads fizemos nessa campanha? E na verdade essa pergunta não faz tanto sentido, precisamos fazer três perguntas chaves:

  • Quantos leads entraram?
  • Quantos leads se transformaram em oportunidade?
  • Quantas dessas oportunidades se transformaram em venda?

Precisamos ter muita clareza nessas três etapas do processo, esse é o grande segredo do inboud. Mas e agora, tenho muitos leads e temos poucas vendas, por quê?

  1. Talvez o lead não compre pelo simples fato de não estar no momento de compra:
    Por exemplo: Um lead baixa um ebook da sua empresa e esse conteúdo do ebook é genérico, precisamos entender que o lead ainda está no topo do funil. Não necessariamente ele irá comprar de imediato, ou seja, ela precisa ser nutrido com mais materiais para uma futura venda.

  2.  Você fazendo a nutrição do seu lead?
    Você conseguiu vários leads, mas deixou eles de escanteio e esqueceu de nutri-los, com certeza esse lead vai esquecer de você e não vai lembrar da sua empresa na hora de uma decisão de compra.

  3. Nutrição não é “encher linguiça”
    Nutrição não é encher seu lead de e-mail e sim é conduzi-lo na sua jornada de compra, despertar a dor do seu cliente e mostrar pra ele que existem problemas e que sua empresa pode ser a solução para esses problemas.

Quais as principais vantagens do funil de vendas?

  • Controlar suas vendas;
  • Dar um atendimento mais personalizado aos leads;
  • Aumentar as taxas de conversão entre as etapas;
  • Analisar o desempenho da equipe;
  • Decisões assertivas;
  • Maior produtividade nas vendas;
  • E o principal: FECHAR MAIS VENDAS!

Após a nutrição dos seus leads com conteúdo interessantes e relevantes, eles estão mais que preparados para seguir em frente no seu funil de vendas, para seu objetivo final: CONVERSÃO

Uma dica muito importante, depois que você converteu seu lead o jogo ainda não acabou, agora você precisa mantê-lo. Seu lead vai ser bombardeado de conteúdos da concorrência e agora seu conteúdo tem que ser tão bom quanto o seu conteúdo inicial.

Nunca se esqueça que vender para seu cliente que já é fidelizado é muito mais fácil e custa bem menos do que conquistar novos clientes, valorize muito os clientes que você já conquistou, mantenha um bom relacionamento, fazendo com que sempre eles comprem de você.

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