Por que estou gerando leads, mas não consigo transformar em vendas?

Escutamos muito dos empresários: estamos gerando muitos leads mas convertendo muito pouco em vendas no final do funil. O que será que está acontecendo de errado dentro do seu processo de vendas?

Muitas empresas acham que apenas ter o lead já será um sucesso em vendas, mas não, existem diversas estratégias para conseguir um lead de qualidade e a partir daí estamos ainda na metade do processo de vendas. É muito importante entender em que situação seu lead está dentro do funil e sempre alimentá-lo com o conteúdo certo para cada momento.

Nem todo lead que entra no funil vai comprar agora!

Quem começa a operacionalizar com inboud marketing dentro da sua empresa, ou seja o marketing por nutrição, que é atrair pessoas que ainda não estão no momento certo de compra e ao longo do tempo você vai abastecendo elas com conteúdo e informações através de e-mail, e-book, anúncios, artigo de blogs entre outras ferramentas, sempre acaba questionando: E ai quantos leads fizemos nessa campanha? E na verdade essa pergunta não faz tanto sentido, precisamos fazer três perguntas chaves:

  • Quantos leads entraram?
  • Quantos leads se transformaram em oportunidade?
  • Quantas dessas oportunidades se transformaram em venda?

Precisamos ter muita clareza nessas três etapas do processo, esse é o grande segredo do inboud. Mas e agora, tenho muitos leads e temos poucas vendas, por quê?

  1. Talvez o lead não compre pelo simples fato de não estar no momento de compra:
    Por exemplo: Um lead baixa um ebook da sua empresa e esse conteúdo do ebook é genérico, precisamos entender que o lead ainda está no topo do funil. Não necessariamente ele irá comprar de imediato, ou seja, ela precisa ser nutrido com mais materiais para uma futura venda.

  2.  Você fazendo a nutrição do seu lead?
    Você conseguiu vários leads, mas deixou eles de escanteio e esqueceu de nutri-los, com certeza esse lead vai esquecer de você e não vai lembrar da sua empresa na hora de uma decisão de compra.

  3. Nutrição não é “encher linguiça”
    Nutrição não é encher seu lead de e-mail e sim é conduzi-lo na sua jornada de compra, despertar a dor do seu cliente e mostrar pra ele que existem problemas e que sua empresa pode ser a solução para esses problemas.

Quais as principais vantagens do funil de vendas?

  • Controlar suas vendas;
  • Dar um atendimento mais personalizado aos leads;
  • Aumentar as taxas de conversão entre as etapas;
  • Analisar o desempenho da equipe;
  • Decisões assertivas;
  • Maior produtividade nas vendas;
  • E o principal: FECHAR MAIS VENDAS!

Após a nutrição dos seus leads com conteúdo interessantes e relevantes, eles estão mais que preparados para seguir em frente no seu funil de vendas, para seu objetivo final: CONVERSÃO

Uma dica muito importante, depois que você converteu seu lead o jogo ainda não acabou, agora você precisa mantê-lo. Seu lead vai ser bombardeado de conteúdos da concorrência e agora seu conteúdo tem que ser tão bom quanto o seu conteúdo inicial.

Nunca se esqueça que vender para seu cliente que já é fidelizado é muito mais fácil e custa bem menos do que conquistar novos clientes, valorize muito os clientes que você já conquistou, mantenha um bom relacionamento, fazendo com que sempre eles comprem de você.

Ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem para nós em nossas redes sociais Facebook ou Instagram, você é muito bem vindo.