Qual a função do CRM no marketing digital

A alta competitividade entre as empresas as forçou a investir cada vez mais no marketing digital. Em paralelo, elas perceberam também como é fundamental escolher uma boa ferramenta de CRM. Por meio dela, toda companhia tem os dados necessários para entender melhor o seu público-alvo.

E conhecer os clientes é parte vital de qualquer estratégia de marketing digital. Caso a comunicação da empresa não esteja alinhada com os valores do seu público, é improvável que ela consiga aumento nas vendas, por exemplo. 

Se relacionar bem também é fundamental. Nesse cenário, confirmamos a importância do CRM no marketing de qualquer empresa.

Afinal, o que é marketing digital?


Marketing digital é toda estratégia que utiliza os meios online para divulgar uma marca, um produto ou um serviço. Hoje, as empresas usam as redes sociais, plataformas de vídeos, e-mail marketing, produção de conteúdo e diversos outros formatos para se comunicar por meio da Internet.

Em termos gerais, o principal objetivo é a captura e a geração de leads.

Por que usar um CRM?

Para quem usa o CRM no marketing digital, um dos principais motivos para contar com essa ferramenta é a facilidade com que ela permite a personalização. Anos atrás, os principais meios para uma empresa se comunicar com o público era por meio de anúncios em veículos de massa, como rádio, jornais e TV.

Com a Internet, não há motivos para não tentar uma estratégia de marketing digital segmentada. Se uma empresa vende materiais esportivos, ela não quer enviar um e-mail marketing sobre uma camisa do Real Madrid para os fãs do Barcelona. Essa ação não iria trazer nenhum retorno financeiro e ainda iria irritar os clientes.

É nesse momento que o CRM faz toda a diferença. Saber diversos detalhes sobre cada cliente permite que o setor de marketing possa construir estratégias mais segmentadas.

Conhecer informações relevantes do cliente permite ainda que um negócio possa oferecer um atendimento ao cliente muito melhor. Ao conhecer as demandas do público-alvo, é mais simples encontrar soluções.

O CRM no marketing digital

Hoje, a Internet está acessível para quase todas as classes sociais. Com isso, milhões de pessoas utilizam a grande rede para se comunicar, pesquisar, trabalhar e, sobretudo, consumir. 

E comprar online está cada vez mais simples. Nada de filas ou falta de estoque. Basta escolher o item, efetuar o pagamento e esperar pela entrega do produto. Com tantas facilidades, é normal que a maioria das pessoas deixem de lado o comércio de rua.

Portanto, se dedicar ao e-commerce e ao marketing digital é uma questão de sobrevivência para qualquer empresa. Em paralelo, investir em um boa ferramenta CRM permite que as empresas organizem todos os dados sobre os clientes em um só lugar.

Um dos usos da ferramenta de CRM no marketing digital, por exemplo, é o atendimento ao cliente por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais. Qualquer empresa, independentemente do tamanho, pode conectar seus perfis ao software CRM.

A partir dessa integração, é possível responder rapidamente todos os clientes sem sair da plataforma. Mesmo que eles enviem mensagens por diferentes aplicativos, a equipe de atendimento pode respondê-los diretamente da ferramenta CRM.

Todo esse histórico permanece gravado em um banco de dados, e pode ser acessado de forma remota. Para a equipe de marketing, essas informações são fundamentais para analisar o comportamento do público. Seus desejos e também suas reclamações.

A ferramenta CRM permite ainda a automação de certas ações de marketing. Se um cliente se interessa por um produto no e-commerce, mas não conclui a compra, o CRM pode disparar automaticamente um e-mail marketing para esse cliente. O software permite ainda, de maneira segmentada, que e-mails sejam enviados para clientes com os mesmos interesses.

A integração do CRM com ferramentas de automação de marketing e redes sociais é apenas um dos exemplos de como esse software pode auxiliar no relacionamento de uma empresa com o cliente.

Outros usos do CRM no marketing digital

Geração automática de leads

O objetivo final de toda campanha de marketing digital é levar mais clientes para o funil de vendas das empresas. Com o CRM, esse processo pode ser potencializado. 

Basta que a companhia realize a integração de seus perfis em redes sociais e apps como WhatsApp com o software CRM. Dessa forma, sempre que um cliente potencial enviar uma mensagem para a empresa, automaticamente a ferramenta cria um perfil para esse lead.

Nele, a empresa tem a oportunidade de cadastrar dados como nome, telefone, e-mail de contato, entre outros. Com esse lead cadastrado, a empresa pode acompanhá-lo por toda a jornada de compras.

Novas oportunidades de conteúdo

A empresa pode ainda, por exemplo, criar formulários Google e integrar esses dados com o CRM. Ao analisar as respostas do público, a companhia tem a oportunidade de identificar quais conteúdos aquelas pessoas poderiam se interessar.

Pode ser uma série de posts informativos, conteúdos em blogs, vídeos no Youtube e muito mais.

Portanto, o software CRM abre inúmeras oportunidades para quem deseja promover as melhores ações de marketing digital. É um investimento de baixo custo, se comparado ao retorno que ele pode proporcionar.