SEO – A importância da otimização de sites

Traduzindo do inglês, SEO significa Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. São técnicas com o intuito de aumentar, melhorar a posição de uma página ou do site inteiro no ranking do Google. SEO é colocar o site do cliente em uma posição melhor no ranking do Google mas no tráfego orgânico, que é o tráfego natural, gratuito. Não é intenção do trabalho de SEO conseguir tráfego, como o caso dos links patrocinados. Objetivo do SEO é melhorar exclusivamente os acessos orgânicos.

Antigamente, antes dessa nova geração de sites de busca, os buscadores funcionavam como um grande catálogo, os resultados apareciam em ordem alfabética, então o usuário estava acostumado a navegar várias paginas para encontrar o que procurava. Hoje em dia, com a nova geração de site de buscas, o posicionamento passou a depender da relevância, que é definida por algoritmos, ou seja, cálculos que definem o quanto uma página é ou não importante.

O algoritmo de busca mais conhecido é o Google Page Rank, e os fatores que influenciam o posicionamento das páginas não são expostos. Sabe-se que hoje o Google tem quase 300 fatores diferentes, mas não se sabe todos, pois é o segredo dele. Mas com o passar dos anos, foi possível identificar alguns e aplica-los nas páginas.

A ideia do SEO é, usando esses fatores, tentar mostrar para o Google que seu site é relevante. Para o Google, a chave para ficar bem posicionado é ser relevante para seu usuário, cliente, navegador. O SEO usa algumas técnicas para acelerar esse processo de relevância, que são divididas em duas partes, SEO On Page e SEO Off Page.

SEO On Page

É a a parte estrutural do site, o que a ferramenta de busca vai ler no seu site. O SEO On Page refere-se a tudo o que está dentro do seu site, que você tem controle. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html que é linguagem utilizada para construir páginas web.

Photo by Markus Spiske

HTML Semântico

HTML é o código da página, por exemplo, H1 na linguagem HTML corresponde ao título, e só se pode ter um título, H2 ao subtítulo, este podendo ter vários. Ter a palavra-chave buscada dentro desses subtítulos também ajuda no fator de rankeamento do Google. Antigamente, os programadores de site nem sempre usavam as tags corretas para a construção do site, mas com a atualização das ferramentas de busca, hoje é muito importante que o site seja construído da maneira correta, com HTML semântico, usando as tags de maneira eficiente para assim ficar melhor posicionado nas buscas do Google, Yahoo, Bing.

Títulos

É o elemento mais importante para os algoritmos de busca do Google.  Mas até hoje tem site que o título é ocupado por um slogan, ou é usado apenas o nome da empresa em todas as páginas internas, não especificando o que cada página tem de conteúdo, e assim, dificultando os mecanismos de busca de encontrarem os conteúdos do seu site.

Palavras chave

Usar palavras chave que levarão ao seu conteúdo. Para saber quais são as palavras chave, uma análise deve ser feita de quais são os termos mais consultados que as pessoas usam, e caem no seu site. Tais palavras devem estar ligadas ao seu nicho de mercado.

Otimização do site

Existem vários níveis de otimização para melhorar a posição do site no Google. Há algumas partes específicas de uma página que possuem maior relevância na busca e merecem receber uma atenção especial. Trabalhá-las significa ter uma maior chance do Google te considerar como resultado para uma busca realizada.

Se você faz um site otimizado ele é indexado no Google de maneira mais rápida, então logo as pessoas estarão acessando seu site organicamente, buscando algum termo relacionado ao seu produto ou serviço no Google e caindo no seu site.

Site Responsivo

Hoje em dia mais de 95 milhões de brasileiros tem acesso a internet, e deste número mais de 50% dos acessos são através do celular. Os sites responsivos, ou seja, aqueles que se adaptam aos diferentes tipos de dispositivos – como desktop, tablets e smartphones – estão mais bem rankeados.

Arquitetura

A arquitetura é a maneira que o seu website será organizado, isso é importante para facilitar a forma como o seu site é percebido pelos visitantes, e pelas ferramentas de busca. Quanto mais fácil for para os visitantes encontrarem o seu conteúdo, mais tempo eles irão passar dentro do seu site e maior a chance deles virem à utilizá-lo novamente.

URL’s amigáveis

Um outro fator que o robô do Google, faz a varredura das palavras chave é no próprio endereço das páginas. Dessa forma, é primordial que sua URL seja descritiva e que tenha as palavras chave desejadas. Ela é um elemento de organização e usabilidade de um site, que por sua vez pode interferir direta ou indiretamente no posicionamento de seu sites. Ao invés de a URL ser genericamente obscura ela seja autoexplicativa, geralmente formada pelo tema, palavra-chave, título ou parte do título, como vemos no link.

Landing Pages

 Landing Page é definida como qualquer página por onde um visitante entra no seu site. Nos Estados Unidos, eles utilizam o conceito de que o visitante aterrissa dentro daquela página, por isso utilizam o termo landing, que significa aterrissar. São páginas específicas para cada palavra chave. Por exemplo, se você quer se ranquear bem para o termo “Fusca”, tem que ter uma página no seu site, exclusiva de Fusca. Não adianta ter uma página “Os carros da Volkswagen” e ter todos os carros, dessa forma seu site vai ranquear bem para “carros da volkswagen” e não para Fusca em específico.

Usabilidade

É o fato do site ser fácil de navegar, se o site é funcional e se tem um conteúdo relevante. O tempo de permanência do usuário no seu site também é levado em consideração na hora do Google elaborar o ranking de sites.

Acessibilidade

É a prática de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. Isso está extremamente ligado a ter o HTML semântico e ter um site responsivo.

Ter um site acessível é conseguir acessar de qualquer tamanho de tela ou por exemplo, quem é cego, usa certos recursos para navegar na web, então tem como deixar o seu site pronto para que esses recursos que os deficientes visuais usam, funcionarem perfeitamente.

Conteúdo

É o elemento mais importante da sua página. O objetivo do conteúdo relevante é oferecer a informação que as pessoas procuram e propor de modo subtentido a aquisição de um produto ou serviço. O bom conteúdo é aquele que faz marketing por si só, ou seja, um texto ou um vídeo ou uma imagem que todo mundo deseja compartilhar e que traz muita informação.

Outra forma de ter um bom conteúdo é usar palavras chave que atraem tráfego para o site e usá-las da maneira que as pessoas buscam e digitam. Se seu site tiver um conteúdo muito tecnico, com palavras técnicas, então dificilmente sua página será bem ranqueada pelos sites de busca. Mesmo tento o conteúdo que o usuário busca, você não a está usando da maneira que as pessoas digitam na hora de fazer uma pesquisa.

As imagens, vídeos, infográficos também precisam passar por uma otimização. Essas são maneiras de mostrar para o usuário que o seu site tem conteúdo relevante, pois se o site for só textual, sem uma imagem, dificilmente a pessoa o lerá até o final. Estamos acostumados a fazer leitura dinâmica, por isso a importância de incluir foto, infográfico, vídeo no seu conteúdo.

É importante ainda, não ter conteúdo duplicado, duas páginas do seu site com o mesmo conteúdo. E não usar conteúdo copiado de outro site, é imprescindível usar sempre conteúdo único e próprio.

SEO Off Page

Essa parte externa  de SEO analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes fatores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina. É muito importante também que o seu site não esteja relacionado com um servidor ou domínio que já foi invadido por hacker, ou que já teve ligação com malware. E por fim do SEO Off Page podemos citar que é importante enviar o mapa do site para o Google.

SEO e a Agência Znit

Se a sua empresa já tem um site que não foi desenvolvido por nós da Znit, primeiramente é feita uma análise de todos os fatores acima citados e tudo o que pode ser melhorado dentro do site. Essa análise leva cerca de 15 dias para sabemos qual a relevância e autoridade do seu site perante as buscas do Google, Yahoo, Bing.

Se o site for desenvolvido por nossos profissionais, nós o montamos incluindo todos os fatores On Page, Off Page e conteúdo, porém para isso, é preciso preparar o site para ele se tornar uma página otimizada.

Durante a análise é feita também uma pesquisa de palavra-chave para assim sabermos quais são as palavras importantes para o seu negócio, qual é o seu mercado, seu nicho. No fim dessa análise, nós começamos a criação de conteúdo usando essas palavras chave, criamos Landing Pages em cima de tais termos, criamos links baseados nas palavras que mais atraem tráfego orgânico para seu site.

Link Building

Depois de feito o relatório e uma otimização do site com SEO On Page, o trabalho recorrente se torna apenas duas coisas: Criação de conteúdo e criação de links, que é conhecido como Link Building.

O conteúdo, é tanto voltado para blogs, quanto para e-commerce que precisa de texto para sua página de categoria, descrevendo o que é o produto ali anunciado. O Link Build é o trabalho de criar links em outros sites, ou em páginas internet, para essas palavras chave.

Assessoria de imprensa

Exemplo de Link Build: o trabalho de assessoria de imprensa, que é lançar notícias em outros sites e que tenham um link direcionando para a página da sua empresa.

Infográfico

Outra forma de fazer Link Build é criar infográficos que possam ser compartilhados e incorporados em outros sites. Quando o usuário clica em “coloque esse infográfico no seu site”, o código HTML disponível, vem com um link direcionando para seu site. Assim, se um infográfico for compartilhado, quem clicar no infográfico será redirecionado para sua página.

Prêmio e bônus

Funciona quase como uma troca de favor. Por exemplo, eu vou publicar um texto em um blog sobre moda e vou dar um cupom de desconto no meu site para os clientes desse blog. Então estou oferecendo alguma coisa, um desconto para os leitores desse blog.

Guest Post

Guest post são artigos escritos por convidados. Boa parte dos sites tem uma carência de conteúdo, então convidam uma pessoa para escrever em seu site ou blog. Geralmente isso acaba fazendo com que a pessoa dona desse site ou blog, gratuitamente coloque o link da sua página no blog dela.

Conclusão

Depois de toda essa otimização feita, fazemos uma nova análise das palavras chave relevantes para seu site, para ver o tanto que elas estão melhorando o posicionamento da sua página. A partir disso, relatórios mensais são feitos para nossos clientes.

Fique ligado em nossas postagens pois sempre vamos estar soltando dicas mais específicas sobre SEO e outras estratégias de marketing digital.