CRM
O CRM é um sistema que faz a gestão de informações de clientes e vendas, tornando os processos mais eficientes e consequentemente o aumento de faturamento.


O Costumer Relationship Management (gerenciamento de relacionamento com o cliente), ou CRM, é um sistema que faz uma gestão de informações dos clientes, e administra esses dados para fechar negócios, aumentar vendas, criar engajamento de leads, encontrar clientes potenciais, além de tornar os processos gerenciais mais eficientes.
O CRM é um sistema que faz a gestão de informações de clientes e vendas, tornando os processos mais eficientes e consequentemente o aumento de faturamento. O CRM controla o fluxo dos leads no funil de vendas, que é o caminho que o cliente faz até a efetivação da compra. Além de acompanhar o funil, o follow up é uma parte importante dentro do processo de vendas, pois envolve a busca por informações para localizar problemas e fazer com que o cliente sinta que a sua empresa se importa com ele.
O CRM pode ajudar os gerentes a acompanhar o desempenho de sua equipe de vendas. Basicamente, o objetivo do CRM em vendas é controlar o fluxo dos leads no chamado funil de vendas, além de armazenar os dados dos leads em um único lugar, e com estes dados fazer a administração dos mesmos.
O CRM também pode indicar o desempenho da equipe de vendas, organizar a rotina de vendas e consequentemente aumento da produtividade. Alguns CRMS ainda possuem interação com algumas plataformas de marketing, o que facilita a análise de dados.
O CRM tem eficácia e aumento de faturamento comprovada em várias empresas, é um grande aliado e essencial dentro do processo de vendas, mas ela precisa ser usada corretamente para ter eficácia.
Funil de Vendas
O Funil de Vendas é o caminho que o cliente segue até comprar o produto ou serviço. Como um funil propriamente dito, começa extenso e vai diminuindo, até chegar no consumidor real. Normalmente este cliente passa por algumas etapas até a efetivação da compra.
No topo do funil, temos o primeiro contato que o cliente vai ter com a empresa. O cliente já sabe que tem um problema, mas não sabe como resolvê-lo. Depois, passa pela qualificação, que é o passo onde o vendedor percebe a necessidade do cliente, e verifica se seu serviço ou produto vai solucionar sua necessidade.
Agora é a hora de apresentar porque o seu produto ou serviço vai solucionar a necessidade deste cliente. O próximo passo do cliente é avaliar as possibilidades, e uma atenção especial é necessária neste passo, pois você precisa mostrar para o cliente porque ele deve escolher o seu produto, mas não como vendedor e sim como conselheiro. Finalmente, após todas as etapas do funil, o cliente toma a decisão de comprar seu produto ou serviço. Quando este cliente realiza a compra, existem outros passos a serem seguidos para que este cliente se torne fiel a sua empresa.
Follow Up
Follow Up significa acompanhar, neste caso acompanhar o cliente, e isso pode acontecer de várias maneiras como telefone, e-mail, ou outras redes de comunicação.
Este acompanhamento do cliente tem uma parte muito importante no processo de vendas, e envolve a busca por informações para desenvolver várias ações como localizar problemas, fazer com que o cliente sinta que a empresa se importa com o a sua satisfação, entre outras ações que podem ajudar seu estabelecimento a crescer e melhorar vendas.
Alguns dados interessantes sobre Follow Up:
- 80% das vendas são efetivadas após, pelo menos, 5 follow ups;
- Os vendedores fazem, em média, 2 follow ups;
- 44% dos vendedores desistem após a primeira tentativa.
Existem alguns CRMs já conhecidos no mercado:
- Hubspot
- RDStation CRM (antigo Plug CRM)
- SalesForce
- Pipedrive
- Nectar CRM
Com uma forma rápida de estruturação no processo de vendas, cruzamento de informações dos leads, organização na rotina da equipe de vendas, o CRM pode ajudar a sua empresa a crescer e ter aumento significativo nas vendas concretizadas.
Ficou interessado? Agende um bate-papo sem compromisso!
Agende uma consulta