CRM

O CRM é um sistema que faz a gestão de informações de clientes e vendas, tornando os processos mais eficientes e consequentemente o aumento de faturamento.

O Costumer Relationship Management (gerenciamento de relacionamento com o cliente), ou CRM, é um sistema que faz uma gestão de informações dos clientes, e administra esses dados para fechar negócios, aumentar vendas, criar engajamento de leads, encontrar clientes potenciais, além de tornar os processos gerenciais mais eficientes.

O CRM é um sistema que faz a gestão de informações de clientes e vendas, tornando os processos mais eficientes e consequentemente o aumento de faturamento. O CRM controla o fluxo dos leads no funil de vendas, que é o caminho que o cliente faz até a efetivação da compra. Além de acompanhar o funil, o follow up é uma parte importante dentro do processo de vendas, pois envolve a busca por informações para localizar problemas e fazer com que o cliente sinta que a sua empresa se importa com ele.

O CRM pode ajudar os gerentes a acompanhar o desempenho de sua equipe de vendas. Basicamente, o objetivo do CRM em vendas é controlar o fluxo dos leads no chamado funil de vendas, além de armazenar os dados dos leads em um único lugar, e com estes dados fazer a administração dos mesmos.

O CRM também pode indicar o desempenho da equipe de vendas, organizar a rotina de vendas e consequentemente aumento da produtividade. Alguns CRMS ainda possuem interação com algumas plataformas de marketing, o que facilita a análise de dados.

O CRM tem eficácia e aumento de faturamento comprovada em várias empresas, é um grande aliado e essencial dentro do processo de vendas, mas ela precisa ser usada corretamente para ter eficácia.

Funil de Vendas   

O Funil de Vendas é o caminho que o cliente segue até comprar o produto ou serviço. Como um funil propriamente dito, começa extenso e vai diminuindo, até chegar no consumidor real. Normalmente este cliente passa por algumas etapas até a efetivação da compra.

No topo do funil, temos o primeiro contato que o cliente vai ter com a empresa. O cliente já sabe que tem um problema, mas não sabe como resolvê-lo. Depois, passa pela qualificação, que é o passo onde o vendedor percebe a necessidade do cliente, e verifica se seu serviço ou produto vai solucionar sua necessidade.

Agora é a hora de apresentar porque o seu produto ou serviço vai solucionar a necessidade deste cliente. O próximo passo do cliente é avaliar as possibilidades, e uma atenção especial é necessária neste passo, pois você precisa mostrar para o cliente porque ele deve escolher o seu produto, mas não como vendedor e sim como conselheiro. Finalmente, após todas as etapas do funil, o cliente toma a decisão de comprar seu produto ou serviço. Quando este cliente realiza a compra, existem outros passos a serem seguidos para que este cliente se torne fiel a sua empresa.

Follow Up

Follow Up significa acompanhar, neste caso acompanhar o cliente, e isso pode acontecer de várias maneiras como telefone, e-mail, ou outras redes de comunicação.

Este acompanhamento do cliente tem uma parte muito importante no processo de vendas, e envolve a busca por informações para desenvolver várias ações como localizar problemas, fazer com que o cliente sinta que a empresa se importa com o a sua satisfação, entre outras ações que podem ajudar seu estabelecimento a crescer e melhorar vendas. 

Alguns dados interessantes sobre Follow Up:

  • 80% das vendas são efetivadas após, pelo menos, 5 follow ups;
  • Os vendedores fazem, em média, 2 follow ups;
  • 44% dos vendedores desistem após a primeira tentativa.

Existem alguns CRMs já conhecidos no mercado: 

  • Hubspot
  • RDStation CRM (antigo Plug CRM)
  • SalesForce
  • Pipedrive
  • Nectar CRM

Com uma forma rápida de estruturação no processo de vendas, cruzamento de informações dos leads, organização na rotina da equipe de vendas, o CRM pode ajudar a sua empresa a crescer e ter aumento significativo nas vendas concretizadas.

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