Funil de Vendas

Você conhece todas as etapas que seu potencial cliente passa até adquirir o seu produto? Saiba mais sobre funil de vendas ou pipeline!

Funil de vendas é representação de todas as etapas que um lead (cliente potencial) passa até o fechamento da venda. Geralmente dividimos em Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução e Decisão de Compra.

São momentos que o cliente precisa passar para se tornar cliente do seu negócio, quanto mais no início desse processo ele está, chamamos de Topo de Funil, passando pelo Meio de Funil e finalmente chegando no Fundo do Funil. Logo, os leads que estão no fundo do funil são seus leads mais quentes, os clientes com maior potencial de compra.

Representação usual do funil de vendas

Um pouco de história

Engana-se quem pensa que o funil de vendas é uma dessas invenções modernas que vieram com o marketing digital. Esse conceito foi citado pela primeira vez em 1989 por Elias Elmo Lewis, com o acrônimo de AIDA: (a)ttention; (i)nterest; (d)esire; (a)ction.

Lewis usou Atenção, Interesse, Desejo e Ação como os pilares do funil de vendas, posteriormente, outras adaptações foram criadas, como o modelo AIDALA, por exemplo, que incluiu três novas palavras:

  • Atenção
  • Interesse
  • Desejo
  • Ação (ou Aquisição)
  • Lealdade
  • Apóstolo

Hoje, existem diversos conceitos de funis de vendas, incluindo ou não essa parte do pós-venda. O mais importante é que personalize o funil de venda de acordo com a realidade da sua empresa e jornada de compra do seu produto.

Como utilizar o funil de vendas

O funil de vendas permite ao gestor da empresa quantificar o desempenho de sua equipe de vendas e atendimento, o que cada um deve fazer objetivamente para alcançar suas metas e qual o processo correto em cada etapa.

Auxiliando, e muito, na tomada de decisões do departamento de vendas, além de gerenciar os atendimentos evitando que etapas sejam esquecidas. Para que isso funcione, é preciso um software para gerenciar tudo isso, nós recomendamos a utilização de um CRM de Vendas.

Em empresas com campanhas de marketing mais robustas, que necessitam de ainda mais escala, utilizamos estratégias como o Inbound Marketing, para ganhar ainda mais escala.

Funil de vendas faz parte do nosso dia a dia, sendo um dos principais assuntos do Outbrain, o blog de marketing da Znit. Se quer saber mais sobre o assunto e ter ideias de como isso pode ajudar o seu negócio, fale com um especialista da agência.

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