Google Ads

Você sabia que 96% dos brasileiros procuram por empresas no Google antes de ligar para elas ou visitá-las e por isso, é extremamente importante estar presente nos resultados desse buscador?

Existem diversas formas de aparecer nas pesquisas, entre elas você pode cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, utilizar estratégias de SEO (search engine optimization) mas nesse artigo vamos falar bastante do SEM (search engine marketing). 

O Google Meu Negócio possibilita que o usuário tenha acesso a todas informações relevantes do seu negócio, como localização, horários de atendimento, contato, imagens e avaliações.

Para capturar de forma orgânica e aparecer no topo dos resultados quando buscam por palavras relacionadas aos produtos ou serviços que sua empresa oferece é utilizado a estratégia de SEO, otimização para os mecanismos de busca.

Essas otimizações são na navegabilidade do site e na relevância do conteúdo. O SEO está ligado ao marketing de conteúdo. Essa estratégia gera ótimos resultados, mas demanda trabalho contínuo e exige tempo para um bom posicionamento das pesquisas.

Links patrocinados

Para quem procura resultados imediatos, existe o SEM, marketing para os mecanismos de busca, conhecido também como “links patrocinados”.

A maior plataforma de SEM é o programa de publicidade on-line do Google, o Google Ads, antigamente conhecido como Google AdWords, onde é possível comprar palavras-chaves para aparecer no topo das pesquisas.

Vantagens de anunciar no Google Ads

A maior vantagem de anunciar no Google Ads é aparecer no topo das pesquisas para os usuários que estão buscando por produtos ou serviços que sua empresa oferece.

De acordo a Search Engine Watch, 33% dos cliques em uma busca vão para o primeiro resultado e o décimo resultado recebe apenas 2,4% dos cliques. Então, aparecer nos primeiros resultados garante que os clientes em potencial vejam sua empresa.

Além disso, os resultados são a curto prazo e facilmente mensuráveis. Você paga apenas quando o usuário interage com seu anúncio e o Google Ads é muito flexível em relação ao marketing tradicional, já que permite investimentos de qualquer valor.

Como são feitos os anúncios

Os anúncios são feitos na plataforma do Google Ads, através da compra de palavras-chave e os anúncios são ranqueados de acordo com:

  • A qualidade da página de destino;
  • Relevância dos anúncios em relação ao termo buscado;
  • O valor investido.

Além dos links patrocinados, ou rede de pesquisa, existe a Rede de Display. São anúncios gráficos que aparecem nos resultados de pesquisa, nos espaços publicitários de sites parceiros do Google, em aplicativos e nas outras empresas Google como o Gmail e YouTube.

Os anúncios da Rede de Pesquisa são os anúncios escritos, geralmente o custo é cobrado por clique (CPC), mas é possível configurar apenas para quando o usuário realiza uma ação dentro do seu site (CPA).

Também existe a categoria shopping, para anunciar produtos de e-commerce ou marketplace. Esses anúncios contem foto do produto, o preço e o anunciante, também é cobrado por CPC ou CPA.

Os anúncios da Rede de Display são banners que aparecem em sites, é possível segmentar por:

  • palavras-chave;
  • interesses do usuários;
  • sites escolhidos;
  • dados demográficos como sexo, localização e idade.

Os banners são muito utilizados para remarketing, ou seja, exibir os anúncios para quem já visitou seu site. Podem ser cobrados por CPC ou CPA, mas mais comum que sejam cobrados por mil pessoas que visualizaram o anúncio (CPM).

A publicidade no Google é a melhor opção para capturar clientes em potencial no momento em que eles estão pesquisando por seus produtos, serviços e temas relacionados a sua empresa e ao seu segmento.

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