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Marketing de Performance O Marketing de Performance é uma ramificação que tem ganhado muito espaço dentro do marketing digital. Baseada em indicadores que geram dados, é mais focada em resultados eficazes, com capacidade ampla de mensuração. Isso aumenta o número de clientes e promove mais vendas, além de ser possível saber exatamente quanto de retorno […]

Marketing de Performance

O Marketing de Performance é uma ramificação que tem ganhado muito espaço dentro do marketing digital. Baseada em indicadores que geram dados, é mais focada em resultados eficazes, com capacidade ampla de mensuração. Isso aumenta o número de clientes e promove mais vendas, além de ser possível saber exatamente quanto de retorno se tem em relação aos custos de investimento.

Com as métricas do marketing de performance podemos acompanhar o usuário mediante um anúncio como por exemplo: saber para quem foi exibido, se o consumidor clicou no link, acessou o site. 

É muito mais fácil traçar o perfil deste consumidor com estes resultados, e quando seu comportamento é analisado, as ações são desenvolvidas para o público alvo com campanhas mais certeiras. Quando o anúncio ideal é exibido para o consumidor correto, a chance de falha na campanha é baixa e evita investimentos em ações que trazem pouco retorno.

Google Ads

É a ferramenta que coloca um anúncio como link patrocinado quando alguém realiza uma busca na internet, ou seja, é a plataforma que permite que se anuncie em todos os meios no Google. Dentro das plataformas de marketing de performance é a que mais gera sucesso, e existem várias formas de anunciar:

– Links patrocinados: são os anúncios em forma de textos curtos, por exemplo: quando buscamos algo no Google, os primeiros links que aparecem têm destaque com uma identificação de que são anúncios.

– Anúncios na rede de display: A rede de display é composta por muitos sites que são parceiros do Google, e os interesses e temas dos anúncios são segmentados. São os anúncios feitos pelo Google Ads que aparecem nas páginas que são acessadas pelos usuários, além dos anúncios no Youtube e Gmail. Esses anúncios podem ser direcionados a um público alvo, aumentando sua eficácia.  

Anúncios no YouTube: Os anúncios no YouTube podem ser feitos pelo Google Ads e podem ser segmentados. Existem duas formas de anunciar no YouTube: TrueView In-Stream, o modelo clássico, que são os vídeos que aparecem no início ou no meio dos vídeos, que podem ser pulados após 5 segundos.

TrueView Video Discovery, ele fica junto com os vídeos relacionados, e o conteúdo só é exibido a partir do clique.

– Retargeting: Retargeting basicamente significa impressionar novamente quem visita seu site ou pesquisa algum produto ou serviço. Um “resgate” de clientes potenciais. São aqueles anúncios que te “seguem” durante dias. Mas como isso funciona? O usuário é identificado por uma determinada ação, como por exemplo: demonstrar interesse em algum produto. A partir disso começam a ser exibidos anúncios semelhantes com mais constância para essa mesma pessoa.       

Facebook Ads

O Facebook é um canal muito bom para segmentar público, pois com a base de dados do site, é possível saber como é a pessoa que está interessada no seu produto. Os anúncios são proativos, ou seja, eles despertam a vontade de comprar do consumidor.

Dentro do Facebook Ads temos o Facebook Lead Ads, que é o anúncio que vem com um formulário de cadastro. Isto ajuda a encontrar possíveis clientes ou pessoas que estão realmente interessadas no seu produto. Quando esse anúncio é preenchido pelo usuário, os dados são enviados para o anunciante e o formulário para a captação de leads é disponibilizado pelo próprio Facebook. Este tipo de anúncio funciona também no Instagram pois a plataforma é a mesma.

– Retargeting nas redes sociais: quando o cliente em potencial sai do seu site e entra no Instagram ou no Facebook, o retargeting entra em ação. Os cookies permitem que o retargeting aconteça e mostre nas redes sociais os anúncios do seu site, mostrando apenas para o público segmentado. 

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