Redes Sociais

O Brasil é um dos países que tem mais pessoas ativas na internet, sendo o 4º lugar no ranking mundial. Em 2018 o Instagram chegou aos 800 milhões de usuários no mundo, é a segunda rede social mais utilizada por aqui e fica atrás apenas do Facebook. Estas redes, assim como várias outras, tem fácil […]

O Brasil é um dos países que tem mais pessoas ativas na internet, sendo o 4º lugar no ranking mundial. Em 2018 o Instagram chegou aos 800 milhões de usuários no mundo, é a segunda rede social mais utilizada por aqui e fica atrás apenas do Facebook. Estas redes, assim como várias outras, tem fácil acesso e rodam em todos os sistemas operacionais.

A quantidade significativa de pessoas usando as redes sociais aponta a importância do marketing digital nas empresas, e deixam a comunicação entre estabelecimento e o cliente mais fácil, uma vez que as redes sociais estão sendo cada vez mais utilizadas como definição de estilo de vida, além de espaço para reconhecimento de marca, pesquisa de compras, e deixam de ser apenas um lugar onde as pessoas expõem o comum.

Quais são as vantagens das redes sociais como ferramenta de negócio?

O Instagram e o Facebook têm vantagens parecidas, pois são as duas redes sociais mais utilizadas no mundo.

O Instagram é uma rede social basicamente visual e que tem mais usuários engajados. Por isso, as pessoas se mostram mais abertas a explorar coisas novas, facilitando o aumento do alcance da sua marca. A segmentação de público é outra grande vantagem do Instagram. Ele permite que se tenha acesso informações que facilitam a segmentação e assim encontrando o público alvo.

Assim como no Facebook, os posts podem ser promovidos, aumentando ainda mais o alcance das suas publicações. Estes meios de comunicação são ótimos instrumentos para o posicionamento da sua marca, fazendo com que o cliente se aproxime cada vez mais do seu negócio.

Engajamento e constância

Um perfil engajado é muito mais que um perfil com muitos seguidores. É um perfil que tem interação, curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações. Quanto mais engajado um perfil, mais alcance ele terá, assim como chances de atrair novos seguidores e transformá-los em clientes.

            A constância nas postagens é importante para marcar presença no dia a dia dos seguidores, fazendo com que eles voltem para ver mais publicações, por isso a qualidade do conteúdo postado também é importante: as pessoas estão ficando cada vez mais exigentes, pois milhares de publicações disputam a atenção. O algoritmo dos stories do Instagram utiliza frequência como fator, quanto mais você assiste e posta, mais relevância passa a ter.

As redes sociais e o relacionamento com o cliente

A facilidade da comunicação com o público para com uma marca nas redes sociais é um fator importante. Uma pesquisa feita pela Rock Content mostra que um dos principais motivos para as empresas estarem presentes nas redes sociais é a interação com o público: 63,2%, ficando atrás apenas da visibilidade.

O cliente se sente valorizado por ser respondido rapidamente, ou quando a solução do seu problema pode ser acompanhada de maneira fácil. Isto deixa mais prático e humanizado o relacionamento com o cliente, criando vínculos mais fortes e mais consumidores fiéis a uma marca.

Marketing humanizado

Com a evolução das redes sociais, a quantidade de informações na internet aumentou consideravelmente, e as pessoas estão a cada dia querendo ver coisas mais reais, com pessoas reais e se sentirem realmente conectadas com o que veem. O consumidor não aceita mais o automático.

Quando se fala em marketing humanizado, a maneira mais eficaz de fazê-lo é criar discursos que deixem o consumidor sensibilizado. E isso gera mais engajamento, pois um ser humano se sente conectado por outro ser humano. Mostrar a marca é importante, mas mostrar o lado humano da marca para conectar com seu público é mais importante ainda. Agir cada vez mais naturalmente, sem muitas formalidades e falando diretamente ao cliente. A experiência do cliente com a sua marca será mais profunda e o levará a entender que ele não é apenas um usuário comum ou um número nas métricas.

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